O Arduino UNO R4 é um grande avanço para uma comunidade de código aberto de milhões de pessoas.
A história da criação está agora pronta para o futuro: em breve estará disponível um UNO de 32 bits graças a um poderoso processador Renesas.
"Eletrônica e tecnologia de software e hardware para projetos eletrônicos, essa é a base de nosso negócio."
A empresa
conta com placas eletrônicas variadas como:
Arduino Nano 33 IoT, Arduino Nano RP2040 Connect, Arduino Nano 33 BLE Sense, Arduino Nano Every, Arduino
Nano, Arduino Nano Motor Carrier, Arduino MKR 1000 WiFi, Arduino MKR WiFi 1010, Arduino MKR FOX 1200, Arduino MKR WAN 1300, Arduino MKR WAN 1310, Arduino MKR GSM 1400, Arduino MKR NB 1500, Arduino MKR Vidor 4000, Arduino MKR Zero,
Arduino MKR ENV Shield Rev2, Arduino MKR GPS Shield, só para expor alguns,
contento muito mais no site oficial em https://www.arduino.cc/
Mais sobre a Arduino
De todas as
empresas que fabricam e vendem placas para construção de dispositivo eletrônico,
a Arduino é a única empresa bem expressiva de código aberto não só em seu software, como em
seu hardware, podendo ser revendido após a criação de um novo projeto com uma
placa Arduino.
A missão é a de possibilitar qualquer pessoa tenha acesso fácil ao desenvolvimento de produtos eletrônicos de alta tecnologia digital.
A empresa
tem essa capacidade de quebrar a barreira que há entre a eletrônica, o setor de
“design” e o mundo da programação em todo o mundo.
Nos últimos
anos a Arduino foi base para a realização de grandes projetos científicos, e
instrumento de aparelhos complexos contendo uma verdadeira comunidade de
estudantes, artistas, programadores e profissionais da eletrônica conseguindo
criar plataformas de forma simples através conhecimentos acessíveis.
A visão da
empresa é fazer placas eletrônicas disponíveis não importando se você é um
estudante, um fabricante ou um profissional do ramo. Estes três segmentos são
os principais pilares que compartilham um ecossistema no conceito de código
aberto.
A empresa iniciou como fabricante, e evoluiu muito dentro da educação com sua utilização em salas de aula e projetos profissionais realizados. A maior meta é a democratização das tecnologias avançadas como: “Cloud computing, iot, machine learning e IA”.
Primeiro pensamos em
escolas e universidades que querem trabalhar a criatividade com lições lúdicas
e práticas de forma divertida e direta com a montagem e programação das placas
que são de código aberto.
Em segundo
possibilitar profissionais de negócios a criarem aparelhos que conectam
microfones, alto-falantes, sensores, lâmpadas, e trabalha com comandos
elétricos e dados de forma segura e lógica. É uma grande ajuda para as empresas
os modelos de desenvolvimento de aplicações voltados à inteligência artificial
e internet das coisas.
Detalhes de como as placas podem ser usadas para fins pedagógicos você encontra em vídeos como:
https://www.youtube.com/watch?v=OpXCWXsQ9Cg&ab_channel=profjr
Todo o contato é feito via internet, como meios internos e externos.
Os canais de comunicação dentro do site, blog e redes sociais são bem variados.
Além desses, a empresa possui bibliotecas com informações das placas, ou de sua programação. Existe também dentro do site, um fórum de discussão para tirar dúvidas e ficar por dentro de exemplos, além de uma vasta comunidade no grupo do discord.
3. Como a empresa não atua diretamente no Brasil, os revendedores ficam devendo no quesito cultura da empresa em relação ao código aberto, ou clareza sobre o portfólio geral.
4. A solução para possíveis ruídos de comunicação são bem ambiciosas, e a principal é a de ter o site oficial que é escrito em inglês, também em português. Isso não só iria democratizar os “microchips” aqui, como incentivar a instalação de representantes mais significativos aqui no Brasil. Por enquanto o mais próximo que temos para quem não domina o inglês, são os sites em espanhol dos revendedores do Chile, Peru, Colômbia e Equador.
Arduino é uma ótima empresa que após ter iniciado suas atividades em 2003 na Italia, está cada vez mais engajada na internet das coisas (Iot), e na instrução de máquinas (machine learning), fora a inteligência artificial que pode ser materializada em robôs. Dentro do site podemos acessar sites de revendedores por continente, como o do Chile que claro está escrito em espanhol. Ela atua cem por cento via internet, e isso é muito atrativo e prático.
Toda a comunicação feita pelos funcionários também são feitas via internet, onde os setores administrativos trabalham no regime “home office”. Para uma pessoa mais velha do que eu, como alguém da década de 80 deve ser mesmo um desafio unir a linguagem tecnológica atual, com a complexidade que são os blogs, fóruns, livrarias de dados, podcasts e por ai vai. Porém o site é bem completo e contém os dados detalhados dos diretores, gerentes e idealizadores do projeto, bem como a foto dos precursores.
Fundadores
Co-fundador, Presidente e Diretor de Marketing
Massimo Banzi é um designer de interação, educador, pioneiro em hardware de código aberto e palestrante do TED. Sua formação é em engenharia elétrica, mas ele passou a maior parte de sua carreira inicial trabalhando como arquiteto de software antes de passar quatro anos no Interaction Design Institute Ivrea como Professor Associado. Ele ministrou oficinas e foi palestrante convidado em instituições de todo o mundo.
Sempre interessado no que é novo, Massimo iniciou o primeiro FabLab na Itália e também é autor do livro "Começando com Arduino".
Atualmente, ele leciona na Universidade USI e na SUPSI, na Suíça, e é professor visitante no CIID, em Copenhague.
Co-fundador e Líder de Conteúdo
David é um professor universitário e lidera a Unidade de Conteúdo na Arduino.
Ele possui mestrado em Engenharia de Telecomunicações e doutorado em Design de Interação, e leciona na Universidade de Malmö, na Suécia, desde 2000. David foi pesquisador visitante em universidades nas Américas, Europa e Ásia, escreveu vários livros sobre programação e é palestrante internacional em hardware de código aberto e educação STEAM.
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